A Cidade

Itacaré é um dos principais destinos dos surfistas no Brasil e de turistas do mundo inteiro atrás de suas belezas naturais. Com uma população de quase 25 mil habitantes, a cidade tem 18 praias cercadas pela Mata Atlântica e inúmeras cachoeiras, com quedas d'água de até 40 metros. É um lugar perfeito para o ecoturismo e para a prática de esportes radicais.
O município tem origem numa igreja fundada pelos jesuítas no século XVIII. A povoação foi elevada a sede de município em 1732 com a designação de São Miguel da Barra do Rio das Contas. Passou a ter a designação atual em 1931.
Quatro eventos estatisticamente improváveis fizeram Itacaré um lugar especial e com alto grau de preservação:
1.Tem uma formação geológica única no Nordeste Brasileiro, com uma faixa costeira dotada de solo fértil e falésias rochosas, e por isso a Mata Atlântica avança até o mar.
2. A cultura agrícola predominante foi o cacau, que precisa da sombra da Mata Atlântica para ser plantado, ao contrário da cana de açúcar e do café, em que seria necessário devastar toda a mata.

3. O município cresceu muito entre 1890 e 1940 graças ao cacau, mas nos anos 40 o porto da cidade assoreou e o lugar ficou isolado, visto que as estradas eram muito ruins. Esse isolamento dificultou o crescimento até a construção da Estrada Ilhéus-Itacaré em 1998.
4.Em 1993 o Governo do estado da Bahia criou uma APA - Área de Proteção Ambiental - antes de construir a estrada em 1998, dando regras ao crescimento da cidade. Essa APA estimulou o desenvolvimento de Itacaré como destino de ecoturismo e não de turismo de massa.

5. Desde a criação da estrada Ilhéus-Itacaré, a cidade é um dos principais centros turísticos do litoral sul baiano, se destacando como principal ponto de Surf do estado.

Praia da Camboinha.

Cachoeira do Tijuípe

Praia das Conchas

Rio em frente a praia de São José.

Praia de Jeribucaçu.

Praia da Engenhoca.

Mirante da Praia de Itacarezinho.

Trilha dos Anjos.

Rafintg em Taboquinhas.

Rapel na Cachoeira da Noré em Taboquinhas.

Surf na Praia da Tiririca.

Arvorismo na Praia da Ribeira.

Orla de Itacaré " Praia da Coroinha".

Praia do Hawaizinho.

Tirolesa sobre a Praia da Ribeira.

Praia de Itacarezinho.

Praia da Concha ao Amanhecer.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More